Artigos & Tendências

Aparador ou buffet, qual devo escolher?

Um dos maiores dilemas na hora de mobiliar uma sala de jantar é escolher entre o aparador e o Buffet. Em muitos casos não é possível compor o ambiente com as duas peças devido à falta de espaço e por isso, antes de decidirmos qual dos dois comprar, precisamos entender a função de cada um.
Aparador: móvel mais básico, geralmente formado apenas por base e tampo, mas também encontramos modelos com gavetas e prateleiras. Por não ser tão espaçoso, geralmente é usado como peça decorativa.
251516_19_zoom_190
Buffet: devido ao seu tamanho, principalmente quando falamos em profundidade, é mais espaçoso e ideal para acomodar jogos de jantares e talheres. Por este motivo, acaba sendo uma peça mais funcional quando comparado com o aparador. Em casas pequenas ou apartamentos, é ótimo para auxiliar na armazenagem das peças que não couberem nos armários da cozinha.
buffet-ou-aparador-qual-movel-escolher
E não basta apenas escolher o modelo certo, também precisamos realçá-los na composição dos ambientes. Mas, como?

Separar ambientes com o aparador

Se o ideal para você for uma peça que além de apoio também possa separar dois ambientes integrados, opte por aparadores mais simples, formados apenas por base e tampo. Assim, você irá separar os ambientes de forma sutil, sem criar uma barreia visual grosseira. Neste caso, coloque puffs embaixo do aparador que além de decorar, irá te fornecer mais lugares de assentos quando receber visitas.
aparador-moderno-com-bancos-de-madeira

Suporte para a sala de jantar

Na hora de servir, nada melhor do que ter tudo o que será necessário para montar a mesa guardado perto da sala de jantar. O Buffet além de fornecer mais espaço para acomodar suas coisas, também trará praticidade.
5c81a9436dea4bd4e5f1fefdb1f74143
Como este móvel servirá de suporte na sala de jantar, é interessante usar peças práticas na hora da decoração. Assim, quando precisar ser usado, você não precisará tirar tudo de cima dele para acomodar melhor o jantar.

Encostado na parede

Neste caso, a dica de decoração serve tanto para o aparador quanto para o Buffet. Use quadros ou espelhos sob o móvel para valorizar seu ambiente. Se for o caso do aparador, você também poderá escolher por um modelo de espelho de apoio, aqueles grandes que ficam no chão e apoiados na parede.
decoracao-hall-com-aparador-branco-espacodotraco-105175-proportional-height_cover_medium
Os quadros também podem ficar apoiados sob o móvel, criado uma décor mais moderna e despojada. Complete a composição com adornos altos e folhagem e valorize ainda mais o seu móvel.
Aparador Lugo com quadro folhagem.jpg

Quando usado em outros cômodos

Não é porque na maioria dos casos os aparadores e buffets são escolhidos como peças coringas na sala de jantar que não podemos colocá-los em outros ambientes.
aparador-retro-3
Salas de estar e halls de entradas também são perfeitos para acomodar estes móveis. Podem ser usados como apoio para chaves próximos a uma entrada; podemos colocar porta retratos e criar uma decoração afetiva ou até mesmo usar como suporte para a TV. 
decoracao-o-aparador-moderno-de-midcentury-na-madeira-915x1373.jpg
Agora que já sabemos a diferença entre cada um deles e como utilizá-los de diversas formas, já podemos definir qual atenderá melhores as nossas necessidades. Lembre-se que na hora de mobiliar não devemos ficar presos a regras e tendências, devemos analisar as nossas necessidades e escolher peças que reflitam a nossa personalidade.
Escrito por: Nathalia Croti, Designer de Interiores e Consultora de vendas Móveis Hans – Unidade Porto Ferreira.
 

Envie um Comentário

Pesquisar

Canal Móveis Hans

Impermeabilização - Como proteger seu estofado